Prémios do Concurso iGEO Mentes Criativas

A Cerimónia de entrega dos prémios do Concurso iGEO Mentes Criativas decorreu no passado dia 29 de maio no Centro de Congressos de Lisboa durante o workshop “Rumo ao SNIG 2020 ” organizado pela Direção-Geral do Território no âmbito do INSPIRE Geospatial World Forum 2015.

Destinado a pessoas coletivas ou singulares, maiores de 18 anos e residentes em Portugal, o iGEO - Mentes Criativas visou fomentar a utilização e a informação geográfica disponível em aplicações móveis, premiando as melhores propostas ao nível de inovação, funcionalidade, design, usabilidade e desempenho, bem como na promoção dos vários serviços de dados geográficos disponibilizados através do portal iGEO.

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) patrocinou o iGEO - Mentes Criativas, tendo a aplicação vencedora recebido um prémio no valor total de 4.000 dólares e os segundo e terceiro lugar prémios no valor de 2.500 dólares e 1.000 dólares, respetivamente.

O Júri, definido por despacho do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Prof. Miguel Castro Neto, foi presidido pelo Prof. Marco Painho (Professor Catedrático da Nova Information Management School, Universidade Nova de Lisboa), tendo como vogais o Prof. Mário Caetano, Subdirector da Direcção-Geral do Território e o Eng.º Jorge Gabriel, Administrador da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento, que se fez representar pela Dr.ª Fátima Fonseca, Directora da FLAD.

A edição do concurso contou com a participação de 10 apps.

As aplicações vencedoras foram:

1º Prémio

MY OBSERVATORY FOR RIVERS

App MY OBSERVATORY FOR RIVERS (MO4RIVERS), da autoria de Nuno Manuel Piteira Charneca e Maria Manuela Serra Oliveira

Aceda aqui

2º Prémio

Por Aqui!

App Por Aqui!, da autoria de Teresa Capucho Correia de Freitas, Ricardo Barata e Carlos Costa

Aceda aqui

3º Prémio

citizenON

App citizenON, da autoria de Inácio do Carmo Gouveia Castanha, Alexandre Câmara, Bruno Moura e Nuno Caldeira

Aceda aqui

Menção honrosa

WikiRoute

Foi ainda atribuída uma menção honrosa à app Wikiroute, da autoria de Luís Filipe Mendes Marques.

Aceda aqui à versão Android desta app


Os prémios aos primeiros três classificados foram entregues pelo Prof. Miguel Castro Neto, o Eng.º Jorge Gabriel e o Prof. Marco Painho, respetivamente.

Iniciativa do MAOTE, o projeto "iGEO" pretende colocar os dados geográficos de referência da administração pública ao serviço da sociedade e, assim, promover a criação de novos produtos e serviços de elevado valor acrescentado suportados por modelos de conhecimento intensivo. Os dados a disponibilizar, no âmbito desta iniciativa, terão como principais destinatários a administração pública, as instituições de ensino e de investigação, as Organizações Não Governamentais e também as empresas privadas.